Belfast I

Nada melhor do que passar um fim-de-semana fora de casa, ainda mais se formos estar com família.
O meu irmão foi para Belfast fazer um estágio profissional, já está crescido o puto... Excelente decisão a de ir para fora de Portugal, todos sabemos que sair do país acrescenta valor ao nosso CV mas também é uma excelente forma de aprendizagem, aperfeiçoa o inglês, vive sozinho, cresce. Sai sempre a ganhar :D

Falando do fim-de-semana em si posso-vos dizer que fiquei encantada. A cidade é engraçada, pequena mas com muita luz, cultura e arte.

Cheguei sábado à tarde e decidimos ir conhecer a cidade num autocarro turístico.
A cidade é dividida entre Católicos e Protestantes tem muros com arame farpado a separar as diversas zonas, estes muros denominam-se de muros ou linha da paz. Para quem gosta de arte de rua (graffiti) é uma zona obrigatória, mesmo não gostando aconselho a visita pois podem ser vistos murais e pinturas alusivas à história do país mas também a ideais de paz. À noite é proibido andar por estas ruas visto ser muito perigoso.

Um dos marcos mais importantes é o Albert Memorial Clock, construído em memória do príncipe Albert, marido da rainha Victoria. Assemelha-se a um mini Big Ben.
Outra estátua importante é o Bigfish, um salmão de 10m em que cada escama é composta por um azulejo com uma imagem ou texto sobre a história da cidade.
Claro que Belfast é também sinónimo de Titanic, o famoso barco foi construído em Belfast e podem ser visitados vários locais que homenageiam este barco e a sua trágica história.

Caso queiram ter uma vista panorâmica da cidade dirijam-se a Victoria Square, no cimo das galerias comerciais encontra-se uma redoma de vidro que nos permite ver toda a cidade (The Dome). A entrada é gratuita.
A câmara municipal pode também ser visitada todos os dias excepto domingo e tem visitas guiadas gratuitas. Apenas vi o exterior do edifício e é lindíssimo, com certeza valerá uma visita ao interior.
Mas nem só no centro existe história e beleza, se nos afastarmos um pouco mais da cidade podemos encontrar o castelo de Belfast. No cimo de uma colina tem vistas lindíssimas, é um edifício bonito e pode inclusive ser alugado para eventos como casamentos.

Por toda a cidade podemos encontrar lojas com fachadas lindíssimas, igrejas em todas as esquinas, jardins e mais em concreto o jardim Botânico (também gratuito) que se encontra nos jardins da Universidade de Queens. À entrada deste jardim poderão também visitar o museu de Ulster onde se pode aprender mais sobre a história da cidade, é também gratuito mas encontra-se fechado às segundas.

O dia foi curto mas deu para muitas fotografias, muito riso e sempre em excelente companhia.



























6 comentários:

  1. Gostei muito do edifício do Titanic.
    Pelo que contas, a cidade deve valer bem a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê o segundo post... ainda mais fotografias mas dos arredores :D

      Eliminar
  2. Também gostámos da cidade, da companhia e de ver como o Hugo realmente está crescido.
    Mãe

    ResponderEliminar
  3. Adorava conhecer. Tudo o que é irlandês me fascina.

    ResponderEliminar