Micróbios IV

Vemos por todo o lado anti-bacterianos para lavar as mãos, lavar bancadas, chão, para higiene íntima e agora até em gel de duche!!! E isso REVOLTA-ME!!!!

Eu bem sei que nem toda a gente tem conhecimentos de biologia mas nós temos mais bactérias a viver em nós do que células. Há algumas excepções, há quem tenha mesmo de ter cuidados extra, ou com bebés temos de ter alguns cuidados extra, num hospital, etc, mas esses produtos todos usados no dia-a-dia são mais prejudiciais do que benéficos.

Matar toda a nossa flora, seja íntima ou da pele, significa matar todas as bactérias que nos defendem de algumas outras patogénicas. Estamos há milénios a conviver com bactérias em nós que nos fazem bem, quando usamos esses sabonetes ou até elixir bocal com álcool matamos TODAS as bactérias, mudamos o pH das mucosas e a longo prazo pode ser muito prejudicial.

Os antibacterianos não separam bactérias boas de más.

Vocês, usam este tipo de produtos com frequência?!


3 comentários:

  1. Eu sempre tive a ideia de que um pouco de sujidade (micróbios) faz bem ao sistema imunitário. Em criança partilhei comida e bebidas com amiguinhos, rebolei na relva e fiz de tudo e a verdade é que tenho apenas um par de alergias e, é claro, a minha constipação anual :) As alergias que tenho, desenvolvi-as já na idade adulta e a viver na Suécia, onde é tudo mais estéril e onde todas as pessoas parecem ter alguma alergia ou intolerância alimentar... mas é claro que são apenas observações e não tenho "provas estatísticas" ;)
    Aqui está muito na moda usar gel antibacteriano e confesso que tenho uma embalagem que levo comigo em viagens ou quando sei que não vou ter acesso a água corrente e sabonete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As alergias, excepto alimentares (intolerância `a lactose não é alergia), tendem a aparecer com a idade, eu fiquei com alergias já adulta também e não mudei de casa nem de país... Pode não ter nada a ver com a Suécia, muitas vezes tem factor genético...
      Eu também tenho caso não tenha acesso a água e pacote pequeno de toalhitas de mãos just in case ;)

      Eliminar
  2. Não uso com frequência e sempre detestei esses produtos e as pessoas que ficaram obcecadas com isso, e há muito tempo, com o meu parco conhecimento científico sobre a matéria, que digo que temos muitos miúdos doentes hj, por os pais matarem-lhes todos "os bichinhos"...

    ResponderEliminar