Comida holandesa popular

Andava eu internet fora e eis senão quando me deparo com um resumo dos pratos mais populares holandeses. Por isso para quem me pergunta o que é típico comer por estes lados aqui ficam algumas das mais famosas sugestões:


Stroopwafel: É basicamente bolachas belgas com recheio de caramelo, são muito boas, podem ser compradas em supermercados ou ainda quentes acabadas de fazer em vários mercados.





Liquorice ou Drop: Não sei bem definir isto, sabem aquelas gomas pretas com um sabor meio salgado?! É isso e eles adoram! Já eu odeio...






Croquetes e bitterballen: Bitterballen são croquetes redondos e os croquetes deles por dentro são mais parecidos aos nossos rissóis.














Erwtensoep (Sopa de ervilha): É uma versão hoalndesa da nossa sopa de cozido. É uma sopa típica de inverno, muito cremosa e pesada, com pedaços de vegetais grandes e carne.










Oliebollen: Típico do fim de ano assemelham-se a sonhos mas com um sabor bastante diferente. Podem ser simples, com passas e até com pedaços de maçã.






Pannekoeken e poffertjes: Poffertjes são panquecas pequenas que eles comem com açúcar em pó e manteiga em cima. Quanto `as pannekoeken eles comem doces e salgadas, são mais parecidas com crepes do que panquecas, mesmo que tenha bacon é comum que comam com maple syrup e/ou açúcar em pó.



Batatas fritas: Não é uma invenção Holandesa mas de facto é uma indústria muito explorada por aqui! Têm diversos molhos para acompanhar e cebola e `a falta de castanhas assadas até sabem bem para combater o frio. Há algumas melhores que outras e segundo uma colega as melhores são as da De Frietfabriek aqui perto da Universidade...


Queijo: A base é um queijo do género flamengo que eles aromatizam com tudo e mais alguma coisa, de pesto a wasabi passando por cominhos. Há queijo mais novo e mais velho, quanto mais velho mais saboroso. Têm também com a mesma textura queijo de cabra e queijo fumado que sabe a mortadela.




Stampot: É um puré de batata e couve que costuma vir com salsicha fumada a acompanhar e um molho. Prato típico de inverno.



Harenque: Por norma vendido cru, tem de conter uma percentagem mínima de gordura, é filetado e salgado (não tanto como o nosso bacalhau) antes do consumo. É comum ser comido com cebola e pickles e a melhor altura para experimentar é entre Maio e Julho.




Kibbeling: São pedaços de peixe fritos, um dos peixes mais comum utilizado para este fim é o bacalhau fresco.








Ontbijtkoek: É um bolo de pequeno-almoço com diversas especiarias, muitas vezes comido como snack de manhã é leve e aromatizado.







Appeltaart: É, para mim, o melhor doce que eles têm! É uma tarte com massa tipo de biscoito e o recheio é apenas e só maçã com canela, podem acrescentar nozes e passas mas depende dos gostos.











2 comentários:

  1. Fui à holanda quando fiz 18 anos apenas de passagem, por um dia. A minha irmã tinha-me pedido para trazer essas bolachas, porque eu não tive tempo para muito, claro. No fim das provar percebi o porquê dela me as ter pedido... Quando voltar vou engolir o máximo dessas bolachas que puder!!! :D

    ResponderEliminar