12 semanas

Foi uma manhã inteira no hospital, que é onde sou seguida no departamento de ginecologia e obstetrícia, começou com uma eco. Criatura grande, encolhida para não se deixar medir (com algum esforço lá deu), cérebro em borboleta, 5 dedos em cada mão, estômago com líquido amniótico, batimento cardíaco forte e normal(desta vez já deu para ouvir e é brutal!), placenta posterior (vou sentir a criatura bastante bem), tudo normal para esta fase, é isso que se quer ouvir certo?!

Seguiu-se consulta dos rastreios onde escolhi os testes genéticos não invasivos, em Portugal é gratuito, aqui qualquer rastreio seja o teste combinado (eco + historial familiar) ou os genéticos/bioquímicos são todos pagos à parte do seguro obrigatório. Perguntaram também se poderia participar num estudo científico e não posso dizer que não né?!

Depois disto segui para a consulta com o médico, mediu a tensão, falámos um bocado sobre como corre a gravidez, passou mais umas análises e marcámos a próxima eco, consulta e teste de glucose.

Por fim fui tirar sangue, adoro #sqn. Correu tudo mal, fora ter de tirar 10 tubos de sangue (não pela quantidade de sangue mas porque quantos mais tubos mais tempo demora), faltou a luz já ela estava quase a espetar a agulha, a luz voltou, espetou a agulha e algo correu mal porque colocava os tubos e não havia vácuo, teve de trocar de agulha, picar de novo e lá deu. No meio disto tudo senti-me mal e pedi que reclinasse a cadeira mas que continuasse a tirar sangue que queria despachar-me...

Outra boa novidade é que escolhi bem o meu novo seguro, posso escolher ser seguida no hospital, sem custos adicionais, onde sou vista ora por médicos ora por enfermeiras, onde não é opção ter um bebé em casa (nunca na vida seria a minha opção mas aqui é o standard) e se quiser epidural, como disse o medico, peço e eles dão (é um custo à parte de cerca de 200€, mas se estiver à rasca quero lá saber)

Saí da consulta aliviada, optimista e feliz. Pulei para a bicicleta e fui aproveitar a folga com o Ricardo.


Não há confirmação mas o Edgar, imagiologista, diz que parece ser menina...

11 comentários:

  1. Logo se vê que tenho andado longe dos blogs, só agora me chegou a notícia! Muitos, muitos parabéns e felicidades! :)))

    ResponderEliminar
  2. Saudades do scan das 12 semanas :) Olha o meu estava exatamente assim hehe e e memso pelo facto dele ser esticadote, so estava bem aninhado :)
    Tambem nao tenho saudades nenhumas de tirar sangue... caramba, nao me lembro de ter tirado tanto sangue como nestes dois ultimos anos, acho q so estou a ter descanso este ano :)
    E pronto o primeiro trimestre ja esta, q o teu segundo seja tao tranquilo quanto o meu e que o exame de glucose tenha o resultado oposto ao meu... nao me dei bem com o lucozade... nunca tinha provado e beber um galao daqueles de uma assentada so mexeu comigo... e o mais estranho e q o Lu nasceu com os acucares em baixo tendo de ir para a incubadora, o q vale e q foi so uma manha :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim, que seja tranquilo mas acho que não vai ser... qs de 16 semanas e dormir anda difícil entre outras coisas... enfim que seja o que for mas que esteja saudável!

      Eliminar
  3. Muitos parabéns linda :D o meu é um rapagão... mas vamos fazer outro scan para ter a certeza. Mas no primeiro scan a emoção foi tanta que umas lagriminhas se escaparam :) é um momento fantástico não é?

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até às 12 semanas já tinha feito 3 scans, com o das 12 4, entre sustos e alegrias foi uma montanha russa mas estou em pulgas para o das 19 semanas para ver se está tudo bem e saber o sexo.
      Estou a pensar em Portugal fazer uma 3D e depois como aqui não fazem mais ir por conta própria fazer outra às 32 semanas só para ver quão grande está...
      Mais uma vez muitos parabéns :D

      Eliminar
  4. odeio tirar sangue. odeio muito. sofri com vc lendo o texto. mas é por um bom motivo, né?! e que continue tudo bem!

    ResponderEliminar